Holandesa recebe 1ª prótese de crânio feita em impressora 3D
Um hospital universitário da Holanda implantou, com sucesso, a primeira prótese de crânio feita em impressora 3D do mundo. O crânio de plástico foi colocado numa mulher de 22 anos, há três semanas, na universidade UMC de Ultrecht.
A mulher necessitava da cirurgia pois o seu crânio estava a tornar-se mais espesso, comprimindo e prejudicando as funções cerebrais. O seu crânio havia ficado com cinco centímetros de espessura, enquanto um crânio normal tem espessura de cerca de 1,5 centímetro.
A operação levou 23 horas e foi um sucesso, informou o hospital.
A equipa médica responsável pela operação, liderada pelo neurologista Ben Verweij, decidiu substituir o crânio com uma prótese de plástico, produzida, com uma impressora 3D por uma empresa australiana especializada.
"Os implantes costumavam ser feitos à mão, na sala de cirurgia, usando uma espécie de cimento que estava longe de ser ideal", disse Verweij. "Com a impressão 3D, podemos fazer um [implante] para o tamanho exacto. Isto não só tem grandes vantagens estéticas, mas as funções cerebrais do paciente muitas vezes recuperam melhor do que com o método antigo", completou.
Segundo o neurologista, a paciente já voltou ao trabalho e não apresenta mais os sintomas. O hospital diz que a técnica pode ser usada com pacientes que têm outros problemas ósseos ou para ajudar na recuperação de pessoas que sofreram ferimentos graves no crânio.
Outros hospitais já haviam feito implantes de crânio com sucesso, mas esta é a primeira vez que um crânio completo foi substituído, disse o cirurgião.
Com informações do Dutch News.